Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco. Para marcar a data, o Hospital São Vicente e a Igreja Adventista do Sétimo Dia promovem a “Jornada de 5 Passos para Deixar de Fumar”. As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas até 17 de maio, pelo site: https://www.eventbrite.com/e/jornada-de-5-passos-para-parar-de-fumar-tickets-61421324836.

O programa será realizado na semana de 27 a 31 de maio, em dois horários: uma turma à tarde, das 15h30 às 17h, e outra à noite, das 20h às 21h30. Os encontros serão no Centro de Eventos do Hospital São Vicente Curitiba – Av. Vicente Machado, 401.

A Jornada é baseada na premissa de que os primeiros cinco dias são os mais críticos para resistir à força de um hábito. “Se você consegue superar cinco dias, a chance de vencer é muito grande, além disso, quando em grupo, o comprometimento é muito maior”, explica o Pastor Adriano de Camargo Bueno, da Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Curitiba.

O curso terá várias palestras, dinâmicas e surpresas, promovidas por uma equipe multidisciplinar. Serão discutidos temas como saúde da mulher e do homem, questão financeira e motivacional, além de muitas dicas práticas para eliminar a nicotina.

“Normalmente, o pulmão é o órgão mais afetado pelo cigarro. Ele também é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, juntamente com o colesterol, diabetes e hipertensão. Além da mortalidade, outro grande problema causado pelo fumo é a morbidade, com perda da qualidade de vida, com exemplos como doença pulmonar, câncer, e doença vascular com amputação dos membros. Para as mulheres, vale lembrar que o fumo aliado ao uso de anticoncepcionais aumenta em 8 vezes a chance de ter infarto. Sempre vale o alerta de que o cigarro não deve ser consumido em nenhuma quantidade. Não existe nível seguro de uso para o fumo”, explica Dr. Rubens Zenóbio Darwich, cardiologista do Hospital São Vicente.