A ampliação do Centro de Especialidades do Hospital São Vicente, onde são realizados os atendimentos e tratamentos ambulatoriais dos pacientes do SUS, dentre eles os tratamentos para pacientes com câncer, pacientes com doenças hepáticas e renais com indicação de transplantes, cardiologia e neurocirurgia, sempre esteve no planejamento da instituição e começou a se concretizar em 2017, com a assinatura do termo de cessão de uso do prédio do IBAMA-PR, na Rua Brigadeiro Franco.

Desde então, a instituição conta com a arrecadação dos recursos necessários para o início da reforma. A nova unidade possui 1.473,00 m² e 193 m² de ampliação. No total serão 1.666 m². “A ampliação permitirá um avanço no atendimento ambulatorial aos pacientes do SUS, com um aumento médio de 50% em consultas, quimioterapias e tratamentos, além de melhor acomodação durante os atendimentos”, afirmou Dr. Charles London, Diretor Presidente do Hospital São Vicente – Funef.

O início da obra só será possível devido à assinatura do termo de convênio com o Governo do Estado do Paraná, com investimento estimado em R$ 2,3 milhões. O novo espaço do Hospital São Vicente criará uma melhor estrutura e terá mais de 10 consultórios, ampliação do centro de estudos, auditório, além de um andar exclusivo e confortável para os pacientes quando estiverem em tratamento oncológico com sessões de quimioterapia.

O prédio, anexo ao hospital, foi cedido por 20 anos, desde julho de 2017. A reforma ampliará em até 50% a capacidade de atendimento atual, além de contar com toda adequação para o serviço oferecido e claro, acessibilidade. O novo Centro de Especialidades do Hospital São Vicente foi especialmente planejado para oferecer o melhor atendimento médico eletivo (programado) e assim se tornar referência de atendimento SUS. Um centro médico moderno e completo, capaz de oferecer ao paciente a melhor equipe profissional e técnica de saúde, com atendimento diferenciado.

É a integração de médicos de diversas especialidades e equipe multiprofissional, referências em suas áreas de atuação, aliando a ciência, humanização e expertise para levar ao paciente qualidade, saúde e conforto.

O Hospital São Vicente faz parte dos hospitais que dão suporte ao município de Curitiba e todo o Estado, no atendimento referenciado das linhas prioritárias de Oncologia e Rede de Atenção às Urgências e Emergências, bem como Transplantes Hepáticos, Transplantes Renais e Cardiologia, Cirurgia Geral, Urologia, Cirurgia Bariátrica, Pronto-Atendimento, Neurocirurgia e Ortopedia. Todos esses serviços serão beneficiados com esse aumento em pelo menos 50% no atendimento ambulatorial aos pacientes SUS, em consultas, quimioterapias e tratamentos.

Além disso, o Hospital São Vicente se destaca pela alta complexidade. É habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), prestando assistência especializada e integral ao doente de câncer, atuando no seu diagnóstico e tratamento com profissionais médicos especializados e equipe multidisciplinar.

No Paraná, o Hospital São Vicente – Funef, desde 2010, é referência no transplante de fígado e rim. Vale dizer ainda que instituição atingiu recentemente a marca de 828 transplantes, sendo 504 hepáticos e 324 renais. O Hospital tem uma equipe de profissionais de qualidade procurando sempre estar à frente, acompanhando novas tecnologias, mas, acima de tudo, oferecendo um atendimento humanizado, reconhecido por nossos pacientes e seus familiares.

No ano passado, foram realizados 142 transplantes na instituição, sendo que 92 de fígado e 50 renais. E, apesar das dificuldades em meio a um ano tão atípico, o Paraná se mantém líder em doações e transplantes de órgãos no Brasil no primeiro semestre de 2020. Os dados são da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) que mostram que o Estado atingiu a marca de 44,1 doações de órgãos efetivas por milhão de população (pmp), ficando à frente dos demais estados brasileiros e muito acima da média nacional, que fechou em 15,8 pmp.

Historicamente, o Hospital São Vicente se caracteriza pelo perfil assistencial de atendimento cirúrgico. Desde 2002, a Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro – FUNEF assumiu o Hospital. Pela vocação para os atendimentos das doenças do fígado, a instituição se preparou e investiu para prestar tratamento nesta especialidade, incluindo os transplantes.

Atualmente, o hospital conta com duas sedes: Centro e Cidade Industrial. A primeira ocupa uma área de 10 mil metros quadrados, com 120 leitos que tiveram seus quartos reformados, adaptando-se às exigências da hotelaria moderna. O hospital conta com serviço de diagnóstico, com hemodinâmica, biópsias guiadas, elastografia, mamografia, radiologia geral, ressonância, tomografia e ultrassonografia geral; Pronto-Atendimento; Centro Médico para atendimento de consultas particulares e por convênio; Centro de Especialidades para atendimento ambulatorial em especialidades assistidas pelo SUS; 7 salas cirúrgicas equipadas; UTI com capacidade para 29 leitos; Laboratório, Setor de Quimioterapia, além dos setores de apoio como Nutrição, Rouparia e Tecnologia de Informação. Já na unidade CIC são 25 leitos de média complexidade vinculados à Central de Leitos de Curitiba.

Dados de 2019 mostram números de atendimentos, exames, internamentos e cirurgias que foram realizadas no hospital:

10.022 – total internações/ano

9.712 – total cirurgias/ano

35.493 – total consultas de pronto atendimento geral/ano

7.006 – total consultas de pronto atendimento ortopedia/ano

38.277 – total consultas no centro médico/ano

46.161 – total centro de especialidades/ano

77.951 – total exames/ano