O Dia Nacional da Imunização é comemorado no próximo 9 de junho. Com a chegada do frio, a data vale como alerta para quem ainda não se vacinou contra a gripe. Isso porque o prazo vai até 15 de junho no Paraná. Segundo o médico intensivista do Hospital São Vicente, Dr. Marcos Juliano Tassi, além da vacina, são importantes outras ações, como “lavar as mãos, passar álcool em gel, evitar lugares com muita aglomeração e deixar os ambientes ventilados. Dessa forma, diminui-se a incidência da contaminação e o risco de desenvolver a doença”.

Devem principalmente tomar a vacina crianças menores de 4 anos, adultos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, mulheres até 45 dias após o parto, indivíduos com diabetes e doenças crônicas, população carcerária e indígena. Isso porque esses grupos de risco têm maior tendência a desenvolver o problema.

Vale lembrar também a diferença entre gripe e resfriado. No resfriado, o quadro é mais brando, normalmente restrito às vias aéreas superiores, como coriza e um pouco de dor de garganta. É indicado repousar e beber bastante líquido para aliviar os sintomas.

Já a gripe merece uma atenção maior. “O quadro é de pelo menos três dias de tosse intensa, febre, dores musculares, mal-estar e falta de ar. Tendo esses sintomas, é indicado procurar o Pronto Atendimento para ter o quadro bem diagnosticado e com tratamento correto, já que a gripe pode levar a complicações como pneumonias e outras complicações respiratórias que têm como consequência internamento na UTI”, complementa o especialista.

Foto: Freepik